Climatizador de ar vale a pena?

O calor está de volta e você se pergunta...e agora? Será que compensa investir em um Climatizador de ar? Bom, eu tenho um há um ano e posso falar que, para mim, compensou bastante. Hoje vou falar sobre os prós e os contras e espero ajudar você a decidir se vale a pena para você também.
 
 
 
Para começar, você precisa lembrar que um climatizador de ar não é um condicionador de ar portátil . Os condicionadores de ar que chamados de "ar condicionado" retiram o calor do ar ambiente, fazendo com que ele entre em contato com uma espécie de serpentina por onde passa gás frio. O gás absorve o calor do ar, que é devolvido mais frio para o ambiente. Durante o processo, o ar é resfriado rapidamente e a umidade se transforma em gotículas que "pingam" dentro do ar condicionado e o ar, além de mais frio, também é devolvido mais seco ao ambiente. Os condicionadores de ar conseguem baixar em muitos graus a temperatura do ambiente.
 
Já o climatizador "agrega" umidade ao ar que passa por ele é devolvido ao ambiente. Portanto, ele tem a função de umidificar o ar. O calor do ar passa para a água até que ela evapora, assim o climatizador "entrega" um ar ligeiramente mais frio (diminui, em média, 2° ou 3° na temperatura ambiente). Além disso, para que conseguir um bom resultado, é preciso encher o reservatório do aparelho com água bem gelada, adicionando gelo ou bolsas de gel congeladas para manter a água fria por mais tempo. A humidade natural do ar também influencia o resultado, pois em climas secos, a água vai evaporar com mais facilidade que em climas onde o ar já é naturalmente saturado de água.

Mas, apesar de não baixar tanto a temperatura ambiente, o climatizador tem outras vantagens. Ele é muuuuito mais barato que um ar condicionado e não resseca o ar. O efeito colateral do ar condicionado é péssimo para algumas pessoas que sofrem de problemas respiratórios e não toleram bem climas secos.

Além disso, o consumo dele se compara ao de um ventilador enquanto qualquer condicionador de ar, por mais econômico que seja (os aparelhos modernos, do tipo inverter, são muito mais econômicos que os tradicionais) vai gerar um impacto grande na sua conta de energia, principalmente neste momento em a tarifa de energia está subindo sem parar e qualquer aumento de consumo pode fazer você ser cobrado com uma faixa de tarifa ainda mais cara (como uma multa por consumo superior ao padrão).

Para exemplificar, se você usar um climatizador (o meu tem 70W de potência) todos os dias, 8 horas por dia, irá gastar 16,8 kW/h. Multiplique 16,8 pelo valor da tarifa de energia e terá o gasto em reais com o climatizador.

Já um condicionador tem potência mais para a faixa de 700W, mas fica difícil falar com precisão pois varia muito de acordo com o aparelho. Mas se você tiver dinheiro suficiente para comprar um aparelho tipo inverter com selo Procel "A" de eficiência de energia, talvez deva fazer uma pesquisa detalhada no consumo deles, já que prometem ser bem econômicos.

Resumindo, se 3° a menos na temperatura já melhoram o seu calor, eu ficaria com o climatizador, que é mais barato, não resseca o ar e não chega nem perto do consumo de energia de um ar condicionado. Além disso, se um inverter está muito caro para você no momento, o climatizador também pode ajudar a amenizar o calor, é só caprichar no gelo e na água gelada.

Espero ter ajudado.
Até a próxima!!

 

Comentários