Nicho embutido para banheiro - beleza e praticidade




O nicho embutido de banheiro é um dos queridinhos do momento. Isso mesmo!! É a forma mais prática e bonita de acomodar os produtos que usamos no banho. Beleza é questão de opinião, mas a praticidade é incontestável.

A maior vantagem é a facilidade de limpeza. Quem já usou um porta shampoo no estilo aramado, mesmo que de inox, sabe como são difíceis de manter limpos. Além disso, já que ficam embutidos na parede, eles também otimizam o espaço do box se comparados com prateleiras e outros suportes externos.

Por serem embutidos, deve-se ter o cuidado de evitar canos e tubulações na escolha do local do nicho. Também é preciso levar em conta se abrir o buraco não vai influir na integridade da estrutura da parede, principalmente em apartamentos.

Os Nichos embutidos podem ser feitos de várias maneiras, mas o que tenho visto atualmente são três tipos:

 - Com borda e/ou fundo de mármore ou granito. Podem ser encomendados em uma marmoraria já com o fundo ou apenas a caixa se você quiser usar outro revestimento no fundo do nicho. São fáceis de instalar e proporcionam um acabamento perfeito.

 - Feitos com o próprio revestimento da parede , como o porcelanato. Esse tipo exige mão de obra especializada para fazer o corte das bordas do revestimento em 45º, essencial para um bom acabamento. Também pode ser encomendado em lojas como a Portobello shop e já vir pronto para instalar. Há a opção de usar cantoneiras para dar acabamento aos cantos do nicho. Assim pode sair mais barato e, dependendo da combinação das peças, pode ficar muito bonito.

 - Feito de pastilhas de vidro. São mais fáceis de fazer, pois a pastilha já tem acabamento lateral e não necessita de cuidados com as bordas.

Você pode escolher por destacar o nicho, como eu fiz, utilizando material contrastante ao da parede  (escolhi o quartzo chinês na cor branco prime em contraste com o porcelanato amadeirado) ou usar o mesmo material ou da mesma tonalidade da parede.

O tamanho e a altura do nicho vão depender da sua necessidade. Se o banheiro é dividido por muitas pessoas que usam produtos diferentes ele deve ser mais largo. Se você costuma utilizar produtos altos, deve ter certeza que o nicho consegue acomodar esses produtos. Aqui em casa o nicho tem, 50x30x10cm de medidas internas, bordas de 2cm de espessura e 4,5cm de largura e fica em uma parede de 1,35m de largura. Tem espaço bastante para os produtos de 3 pessoas e acho que não ficou pequeno demais em relação à parede

Aqui o nicho está o mais integrado possível à parede, feito do mesmo revestimento e sem bordas externas. Além disso, a largura do nicho está proporcional ao tamanho da parede. Lindo visual clean!!

Fonte: www.insideout.com.au
________________________


Os nichos podem, inclusive, tomar toda a largura da parede. Além de muito espaço, proporcionam um visual diferenciado. Na foto, o design moderno ainda é complementado pela iluminação no interior do nicho.

Seja por uma escolha estética ou por uma questão de falta de espaço horizontal, pode ser feito um nicho alto, dividido por prateleiras, ou vários nichos pequenos um acima do outro.

Remodel San Francisco


Westridge Master Ensuite - West Vancouver

Veja várias fotos de banheiros com nichos inspiradores!!!


Clareville Interior
Modern Bathroom


LG House - Ensuite Shower and Bath




Glass Mosaic Tile

Comentários

  1. Olá Luciana,
    Nichos são tbm uma boa pedida para pequenos espaços. Quando reformei o meu banheiro resolvi fazer um nicho para shampoos. Não dei muita sorte com o pedreiro que fez uma cagada . O nicho ficou torto e assim não cabe nenhum shampoo. Enfim, pra quem curte a ideia vale apena ir em busca de um bom profissional. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, pedreiro é complicado de se lidar. Uma coisa muito cansativa durante a nossa construção era ficar sempre conferindo o que eles estavam fazendo. Você explica, vira as costas, já está diferente. E o que aconteceu com você é mais chato ainda. Espero que dê tudo certo no final, é uma pena não poder aproveitar do nicho. Bjs!!

      Excluir

Postar um comentário